Quero comprar ações, e agora?

Essa foi a pergunta que fiz quando pensei em comprar ações pela primeira vez. Comecei pesquisando no site da Bovespa e encontrei algumas informações úteis de como funciona o mercado de ações. A Bovespa disponibiliza vários tutoriais para quem está começando.

Como começar? Você como pessoa física não pode simplesmente enviar uma ordem de compra ou venda para a Bovespa, para começar a comprar e vender ações você precisa se cadastrar em alguma corretora que é quem vai fazer o meio de campo entre você e a Bovespa. Mas qual corretora devo usar?

Você deve escolher de acordo com o seu perfil. Existem corretoras que oferecem mais serviços como suporte por msn, por e-mail, por telefone, home broker (eu fiquei impressionado quando descobri que nem todas as corretoras oferecem home broker), etc. E elas cobram uma taxa de corretagem de acordo com esses serviços. Outras oferecem menos serviços porém cobram taxas menores.

Estou operando a quase um mês e a corretora que escolhi possui um serviço muito bom, é recomendada em vários sites e fóruns, mas estou pensando em mudar já que meu perfil (investidor humilde hehe) não está compensando, pois como compro poucos papéis para eu pagar as taxas e ter um lucro é preciso que o papel suba muito, coisa que nem sempre acontece. Estou procurando uma nova corretora que tenha taxas menores, estou em dúvida entre a Wintrade e a Ativa. A Wintrade tem taxas mais baixas e cobra R$ 10 de custódia, já a Ativa tem taxas um pouco mais altas mas não tem custódia, o que me chamou bastante atenção.

Para se cadastrar na corretora você precisa entrar no site dela e procurar o link “abra sua conta”, depois de preencher seus dados você imprime o contrato que é fornecido no site e então envia o contrato assinado com uma cópia de algum documento com foto e um comprovante de endereço para a corretora pelo correio, e depois de alguns dias seu acesso está liberado.

Everson Reis

Abriu um delivery de conveniências e enquanto se divertia ouvindo as histórias dos clientes administrava a empresa. Depois de vender o delivery abriu sua agência de publicidade. E agora também compartilha suas experiências no Aprendedorismo.

2 thoughts on “Quero comprar ações, e agora?

Comments are closed.