A importância de um contrato

Você já esteve em uma situação onde você combinou algo com outra pessoa mas ela não cumpriu o acordo?

Muitos de nós já passamos por isso, e é por isso que é muito importante que você sempre faça um contrato. Não importa o tamanho do projeto, sempre faça um contrato.

Você não precisa ser um especialista em direito, o contrato pode ser feito descrevendo as regras do acordo, o que cada um tem que fazer, qual deverá ser o resultado final e também deve ser descrito o que não está incluso no acordo.

Por exemplo, se você vai construir uma casa para alguém, você pode descrever que você fara o trabalho de contrução, mas que a pessoa que está te contratando deve fornecer o material utilizado na construção, quem fornecerá as ferramentas e o que acontece caso uma ferramenta estrague, quantos comodos a casa deverá ter e assim por diante.

Você também pode adicionar o prazo da obra e o que não será feito, por exemplo se você não for construir a garagem ou fazer os muros em volta da casa.

Sempre devemos lembrar que na hora de fazer o acordo, sempre temos a impressão de que as duas partes entederam a mesma coisa. Mas nem sempre é o caso.

Por exemplo, se alguém te falar que vai te dar um carro, você pode imaginar que vai ganhar uma Ferrari mas a pessoa está pensando em te dar um Fusquinha usado.

É por isso que sempre devemos fazer o contrato, assim temos descrito todas os itens que estão inclusos e o que fica de fora. Assim se tiver algum desentendimento, fica muito mais fácil de mudar o acordo antes de começar o projeto.

Everson Reis

Abriu um delivery de conveniências e enquanto se divertia ouvindo as histórias dos clientes administrava a empresa. Depois de vender o delivery abriu sua agência de publicidade. E agora também compartilha suas experiências no Aprendedorismo.