Close

by

Simuladores ajudam na prática de investir

Há algum tempo fui até um banco e aproveitei para conhecer a sala de investimentos destinada aos clientes desse banco. Conheci ali o básico do funcionamento de aplicações em ações negociadas na Bovespa. Além da explicação da funcionária pude conversar também com um senhor que aproveitava o ambiente aconchegante e o silêncio do local para vender e comprar alguns papéis na Bolsa.
Através de programas chamados de Homebroker é possível obter todo o controle sobre operações no mercado mobiliário, sem maiores complicações através da internet.

Em nossa conversa, além de uma breve explicação sobre os conceitos de finanças e aplicações, também deixou duas dicas importantes:

1) Dar especial atenção ao tipo de dinheiro que se quer investir, principalmente se esse dinheiro for necessário para outros gastos a curto prazo e, nesse caso, evitar sua utilização para aplicações de risco.

2) Procurar, antes de mais nada, realizar simulações.

Essa segunda dica trata de uma interessante opção para quem está iniciando sua vida de investidor e quer adquirir um pouco mais de segurança antes de navegar por mares desconhecidos. Para isso a sugestão é praticar as habilidades em um simulador financeiro que, de maneira muito real, passa ao usuário a sensação de um investidor de verdade atuando em um homebroker.

Os simuladores acompanham os dados da Bovespa e tudo o que se passa por lá é fielmente reproduzido. Além disso o usuário tem direito a um dinheiro inicial fictício para comprar seus primeiros papéis, isso sem contar com os controles de ganhos e perdas que acompanham as empresas que já participam de negócios na Bovespa.

Você pode conferir dois desses simuladores, cada um com suas particularidades em:

www.joveminvest.com.br
www.folhainvest.com.br

Caso você conheça algum simulador e queira compartilhar conosco, envie seu comentário a respeito.

Bom treino e boa sorte!

5 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  1. Piazada, eu separei meio nota do meu rico dinheiro, e comecei a “simular de verdade”, no próprio homebroker. Tenho aprendido um bom tanto e ainda não perdi tudo o que investi 🙂

  2. Everson Reis says:

    Dos dois eu prefiro o Jovem Invest, achei a cara dele melhor apesar de que de vez em quando ele pira e troca meu nome e a minha foto. E uma vez aconteceu do home broker ficar fora do ar. Ainda bem que não da confusão com o meu dinheiro hehehe

    abraço

  3. Leonardo says:

    Olá Everson, o JovemInvest ( http://www.joveminvest.com.br ) já está com a cara ainda melhor.
    É possível trocar mensagens, ver análises e claro simular ações, opção e investimentos.
    Abraços,
    Leo

  4. Clauton says:

    Cara, depois que eu descobri o JovemInvest não utilizo mais o FolhaInvest. Eles tem um Streamer muito bom, show.

  5. Ronaldo Luiz says:

    Peço informações se vocês estão com problemas no site Joveminvest.com. No meu caso , o botão de OPERAR só aparece quando clico en cima dele. O banner ( MENU ) com as operações demora muito a aparecer ( carteira, ordens etc ) e, na página de operações, não está aparacendo a cotação dos papeis. Vocês poderiam de ajudar ? Estou perdendo muitas operações porque parece que o sistema está inativo. Estou usando o anti virus AVG. Será uqe tenho que fazer alguma coisa para funcionar direito. Ha uma semana passada, o sistema funcionava perfeitamente.

    Grato pelo apoio,

    Ronaldo Meyer
    [email protected]